

O projeto dengodengo cartoneiro do Instituto Caracol tem como diretriz o reaproveitamento de papelão comprado de catadores urbanos para cobrir livros e agendas. O trabalho parte da ideia de reciclagem, da leitura como reciclagem. A produção das capas com pepelão, exercita um olhar atento às artes e à dimensão simbólica na constituição de cada um, neste aspecto as oficinas de cartonaria contribuem para o exercício cultural de leituras.
Livros feitos com Papelão
Leitores e Literatura Independentes
segunda-feira, 23 de maio de 2011
Oficina Papelão Loquax

O escritor na Escola
Dando continuidade ao projeto o Escritor na escola o Instituto Caracol e o Dengo Dengo Cartoneiro promovem mais uma oficina de leitura de poesia e cartonaria. Hoje recebemos um grupo de alunos do colégio Sinergia para leitura de poesia contemporânea, exercícios de criação e assistimos ao curta, La maison en Petit Cubes, manhã de poesia pura.
Cartonaria na intervenção urbana
No último dia 14 de maio participou da intervenção urbana que aconteceu na Av. João Sacavém. O CDL fechou a avenida para proporcionar uma interação maior entre o público e os lojistas e contratou bandas, atores de teatro e brinquedos para as crianças passarem o sábado em harmonia. O Instituto Caracol e o Dengodengo Cartoneiro não perderam a oportunidade de apresentar o projeto de leitura, bem como o próprio espaço cultural que se localiza exatamente nesta avenida sede do evento. Estávamos em casa e muita gente que não conhecia, conheceu o espaço cultural.
quarta-feira, 4 de maio de 2011
Cartonaria com o Palíndromo Mágico
O Dengo Dengo Cartoneiro e o Isntituto Caracol a convite dos parceiros do CTTmar da UNIVELI e da Sala Verde foi até o Colégio Fayal em Itajaí para desenvolver uma oficina de cartoanria a aprtir do Palíndomo mágico SATOR-AREPO-TENET-OPER-ROTAS. Com um grupo de alunos super perspicazes que trabalham seguindo a agenda 21 do Colégio Fayal. ESte grupo é formado por alunos que se encontram toda segunda feira das 13:30 às 16:30h no contraturno para desenvolverem atividades relacionadas a preservação do pensamento e por consequência, do planeta. É uma turma cujo trabalho tem recebido a atenção da pesquisadora Isadora Odebrecht e do professor Fábio. Estamos criando um pequeno dicionário de seres, lugares e objetos imaginários a partir de palavras inventadas com o auxílioi do palíndromo mágico e do acaso. Em breve aqui alguns dos verbetes escritos por estes brilhantes alunos.
domingo, 1 de maio de 2011
Lançamento de Cartonaria no Espaço Cultural do Caracol em Navegantes
Na sexta feira dia 29 de abril o Dengo Dengo Cartoneiro fez um saragaço em Navegantes lançando 04 títulos de sua coleção da Biblioteca Cartoneira . Estiveram no evento os autores Daniel dos Santos, Dennis Radünz, Cristiano Moreira. Estiveram preentes também outros escritores da região: Marlene Edir Severino, Enzo Potel, Fátima Vanzuita e Nilson Weber. A coleção está crescendo e o projeto de cartonaria em breve apresentará novas propostas e ocupará novos espaços. Aguardem.
Assinar:
Postagens (Atom)