Livros feitos com Papelão

Leitores e Literatura Independentes

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Papelão Loquax - Leitura como Reciclagem

Oficina Papelão Loquax
- Papelão loquax é o papelão que adquire voz, o papelão que fala que comunica outros sentidos que o livre do sentido comum que o faz tornar-se lixo simplesmente-



A proposta principal deste projeto é a de trabalhar a formação de leitores, inicialmente com alunos do oitavo e nono anos do ensino fundamental, alunos que se preparam para uma nova fase, e com alunos do ensino médio que se preparam para o vestibular. A leitura é uma atividade que requer do indivíduo não só capacidade, mas principalmente coragem. Coragem de ir além das duas etapas iniciais do processo de aprendizagem da língua. O primeiro passo leva a conhecer o código com o qual uma sociedade armazena sua história, sua memória; o segundo passo é aquele no qual os alunos aprendem a sintaxe cujas regras organizam os códigos aprendidos na primeira etapa. Propomos um terceiro passo, o movimento que exige coragem de todo cidadão. Mergulhar um pouco mais neste código que é nossa língua e perceber como para além da superfície das palavras, existem muitas possibilidades de sentido, muitas armadilhas que o aluno precisa aprender a conhecer para entender e questionar o mundo e a sociedade da qual faz parte.
A formação de uma Biblioteca Cartonera na unidade escolar, envolverá uma série de simbolos e resiginificações do mundo pelo fato de proporcionar aos alunos um reaproveitamento e uma intervenção nas esferas sócioeconômicas da sociedade.
Desta maneira trabalhar-se-á com a ideia da leitura como reciclagem.

Objetivo
* Implantar uma Biblioteca Cartoneira com livros editados e escritos pelos alunos do colégio durante a Oficina Papelão Loquax.
Objetivos específicos:

* Reunir professores de língua portuguesa lançar o projeto e planejar a aplicação;
* Formar na escola um grupo de leitura;
* Ler e discutir textos pertinentes ao programa de ensino além de outros textos de autores contemporâneos;
* Promover oficina de escrita criativa;
* Editar com cada grupo um volume contendo textos escritos pelos alunos;
* Implantar na escola uma Biblioteca cartoneira com os textos do programa de ensino e com os livros de autoria dos alunos;
* Elaborar o expositor e cartazes da para a Biblioteca Cartonera com material reciclado;
* Exercitar formas diferentes de ler (cinema, teatro, TV e a cidade);
* Aplicar exercícios que melhorem o desempenho de leitura dos alunos;
* lançar os livros dos alunos em um evento ou sarau para leitura dos textos.

Desenvolvimento

* Os alunos serão convidados a participar dos CÍRCULOS DE LEITURA que acontecerão sempre em contraturnos;
* Nestes Círculos de Leitura, os textos serão escolhidos pelo ministrante em parceria com os professores;
*Os encontros terão duração máxima de três horas;
*A idéia é a de que possamos mostrar aos alunos, pais e professores, que algumas horas  de leitura pode mudar a visão de mundo de uma pessoa e ampliar a rede de significações simbólicas.
* Os alunos participarão de dinâmicas de leitura e compreensaõ de textos que mostrarão principalmente que a leitura é produtora de sentidos e não somente os textos;
* Os alunos receberão exercícios para desenvolver a escrita criativa;
* As atividades e textos lidos e escritos serão divulgadas no Blog do Dendo-Dengo Cartoneiro;
* As atividades poderão ser feitas no Colégio ou na sede do Instituto Caracol na Av.João Sacavém, 160, centro- Navegantes.

Duração de cada oficina por turma:

20 horas
Sendo que quatro horas serão para construção do expositor para a Biblioteca Cartonera.
Número de inscritos: 20 a 30 talvez dividindo a turma.







Nenhum comentário:

Postar um comentário