Em outubro, justamente na semana da morte do ex-presidente Néstor Kirchner, estávamos em Buenos Aires para apresentar trabalhos no Seminário internacional "Recordando a Walter Benjamin - Políticas de la memoria". Enquanto não chegava o dia do início do Seminário (adiado devido ao luto nacional) , fomos visitar os pioneiros do projeto de cartonaria, o Eloisa Cartonera, localizado no Bairro de La Boca, pertinho do estádio do Boca, região um tanto "peligrosa", pois o IDH é baixíssimo neste bairro. Lá conhecemos o pessoal da produção dos livros que nos explicou um pouco mais sobre o projeto que estamos iniciando agora em Navegantes, Santa Catarina. Trabalhar com livros feitos com papelão é tentativa de modificar o olhar não somente sobre a leitura e sua necessidade na vida das pessoas, este projeto com os catadores e seu trabalho, serve para pensarmos que o resultado do consumo da população, na maioria das vezes é puro lixo que passa sem ser percebido, mas que move uma esfera econômica pautada também na produção e exploração. Os catadores ganham por aquilo que coletam nas ruas e muitas vezes este lixo é misturado com material orgânico sem qualquer zelo da maioria de nós consumidores. Urge chamar atenção para estes dois aspectos da vida, o consumo de produtos que gera lixo e o consumo de livros cujas capas deixam de ser lixo para se tornarem artefatos de ampliação de intelecto.
O projeto dengodengo cartoneiro do Instituto Caracol tem como diretriz o reaproveitamento de papelão comprado de catadores urbanos para cobrir livros e agendas. O trabalho parte da ideia de reciclagem, da leitura como reciclagem. A produção das capas com pepelão, exercita um olhar atento às artes e à dimensão simbólica na constituição de cada um, neste aspecto as oficinas de cartonaria contribuem para o exercício cultural de leituras.
Livros feitos com Papelão
Leitores e Literatura Independentes
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Opa, já conhecia o projeto de São Paulo e suas inspirações. Bom saber que estão nascendo outras. Boa sorte e muita publicação.
ResponderExcluirinté.
oi edgar. grato pela visita e pelos votos. se conhecers alguem que queira publicar em cartonaria avisa.
ResponderExcluirvi o blog do coletivo. divulga aí pro pessoal
veja se tens textos teus ou de algum amigo.o que podemos oferecer é enviar alguns exemplares pra vocÊs e divulgar por aqui.
montamos um espaço cultural e estamos batalhando um data show para exibir filmes nas comunidades. vi que vcs fizeram. e funciona.
Ola! Estamos começando uma edotora cartonera aqui no sul, em Cachoeira do Sul e Porto Alegre. Parabens pelo trabalho de vcs! É nossa inspiração!
ResponderExcluir